METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Leia o que nos informa a BNCC:

 

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. (BRASIL, 2017)

 

Analisando a citação acima, leia as afirmativas abaixo sobre o ato de planejar:

 

I-Planejar é coisa séria, devendo ser incorporado conjuntamente ao ato de cuidar e educar nas atividades diárias.

 

II-Planejar é uma responsabilidade repleta de grandes desafios que requer por parte do professor conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança em cada faixa etária.

 

III-Ao planejar é necessário que o professor conheça e compreenda como as crianças pensam, o que fazem e por que fazem e pensam desta ou daquela forma.

 

IV-Planejar é colocar no papel atividades que o professor encontra nos livros e leva para a sala de aula.

 

Estão relacionas à citação da BNCC as alternativas:




  • I, II III;

  • I, II,IV;

  • II, III, IV

  • II,III;

  • I, III