FORMAÇÃO GERAL XXI


Leia o excerto a seguir para responder ao que é solicitado.

 

A palavra ‘ética’ provém do adjetivo ‘ethike’, termo corrente na língua grega, empregado originariamente para qualificar um determinado tipo de saber. Aristóteles foi o primeiro a definir com precisão conceitual esse saber, ao empregar a expressão ‘ethike pragmatéia’ para designar seja o exercício das excelências humanas ou virtudes morais, seja o exercício da reflexão crítica e metódica (praktike philosophia) sobre os costumes (ethea). [...]

O termo latino mos, de onde provém o termo moral, foi usado (provavelmente por Cícero) para traduzir o vocábulo ethos, o qual conhece, no mundo latino, quase idêntica história semântica ao termo grego ethos. Designando originariamente a morada dos homens e dos animais, amplia gradualmente seu significado para denotar, do ponto de vista coletivo, os costumes, e de um ponto de vista individual, o modo de ser — o caráter (DIAS GONTIJO, 2006, p. 128-129).

 

DIAS GONTIJO, Eduardo. Os termos"Ética"e "Moral". Mental [on-line]. 2006, IV(7), 127-135. Disponível em: Acesso em 23 mai. 2022.

 

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Os seres humanos têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las, de organizar-se em torno delas.

 

PORQUE

 

II. Ética e moral designam essências humanas, ou seja, apresentam modos individuais de ser, que limitam a liberdade das expressões e garantem a referida dignidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.