FORMAÇÃO GERAL XXI
Releia o trecho do capítulo 3 “Ética e educação”, extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética.
As pessoas não nascem boas ou ruins; é a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no comportamento da criança. E, naturalmente, a escola também tem.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas que seguem:
I. Cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos, visto que esses também são influenciados e formados pela e na escola.
II. Valores e regras são transmitidos pelos professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos, e assim por diante.
III. Algumas pessoas pensam a escola, por várias razões, nunca será capaz de dar uma formação moral aceitável.
IV. De acordo com as diretrizes a escola tem um papel importante e imprescindível na formação da ética e da moral dos estudantes por ter um trabalho multi e interdisciplinar.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é: