SISTEMAS DE PRODUÇÃO


(ENADE 2019) Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global. Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura. Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa, e em novos materiais e máquinas híbridas.

BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil:um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (adaptado).

A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um desafio para a integração das tecnologias nos mercados globais.

II. A integração de sistemas de plantas industriais depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.

III. A gestão da informação e do conhecimento tecnológico engloba o entendimento estratégico dos setores por meio de análise de metadados e da criação de inteligência de mercado.

É correto o que se afirma em:




  • I, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, II e III.

  • II, apenas.