FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Só ensina de fato quem “convida ao saber”. Quem abre portas e janelas em múltiplas direções. Quem aponta os caminhos e deixa ao outro a liberdade da escolha. Quem, ao invés de dizer aos seus alunos que já chegou a um lugar definitivo (do saber, do conhecer, do “dominar os seus assuntos”) declara que também está incompleto, inacabado. Que também está estudando enquanto ensina e, portanto, aprendendo com os outros e não apenas ensinando a eles.

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 190)

 

Considerando os múltiplos elementos que circunstanciam a relação de mútua implicação entre educação e cultura, é possível afirmar que:

 

I ensinar e aprender não se limitam ao movimento de transmissão/aquisição do saber, mas das situações em que cada um, segundo os seus modos próprios de interiorização da experiência, integra em si o seu conhecimento.

II aprender é uma acumulação provisória e utilitária de conhecimentos dirigidos diretamente ao exercício das habilidades parceladas, restritas e “mecanizáveis” que permitem ao sujeito adequar-se econômica e politicamente ao modelo social.

III a educação constitui uma das múltiplas dimensões da cultura e, por isso, ensinar e aprender designa a forma de uma atividade inerente a tudo o que é vivo e que responde pela realização do ser humano pela cultura.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I e II.

  • I, somente.

  • I e III.

  • III, somente.

  • II, somente.