FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


As dimensões da educação, da cultura e da sociedade encontram-se implicadas na grande trama que entretece o humano no homem e se constituem como dimensões indissociáveis que atravessam todas as expressões e formas da vida humana. Por seu lado, o homem – sujeito que se realiza concretamente –, tem sua identidade forjada nas tramas do tempo, e, através delas, compreende a si mesmo, os outros, a cultura e os acontecimentos de ontem e hoje como espaço dialético, de autocrítica e de autorrealização.

 

Considerando a função social da escola no contexto que incorpora a educação como uma prática social, avalie as afirmações a seguir.

 

I A incorporação do indivíduo ao mundo civilizado e sua formação como cidadão social e politicamente engajados na vida pública são papeis fundamentais da escola.

II As práticas de educação escolar não se prestam a outra finalidade que não seja a preparação do aluno para níveis subsequentes de ensino e inserção no mercado de trabalho.

III A educação escolar é um processo uniforme de adequação das competências individuais aos fins políticos e econômicos de uma determinada sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • II e III.

  • III, apenas.

  • I, apenas.

  • I e II.

  • II, apenas.