FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, a charge e os textos a seguir.

 

 

Texto I

A transformação de informações em conhecimento requer um conjunto de habilidades que promovam um trabalho interno de reflexão que organize as informações desconexas num corpo coerente de pensamento (MASSON; MAINARDES, 2011, p. 80).

 

Texto II

A produção do conhecimento mediado pelo juízo  (ou seja, pela capacidade de julgar e elaborar valores sobre determinadas questões) opera pelo encadeamento de conceitos e ideias e carece da linguagem como suporte fundamenal ao processo da abstração. A abstração permite que o homem passe da natureza sensível, concreta e particular de um objeto à representação mental que dele se faz. É esse processo que torna possível a generalização dos enunciados, a nomeação, a significação e a valoração dos produtos da existência humana.

 

Em que pesem as influências das tecnologias digitais na produção e comunicação do conhecimento, é CORRETO afirmar que:




  • as demandas de comunicação digital na sociedade tecnológica têm provocado um significativo esvaziamento do conteúdo crítico e criativo do conhecimento.

  • o modo como o homem se relaciona com a produção e aquisição do conhecimento não se altera em razão das tecnologias digitais de informação e comunicação.

  • a habilidade de mobilizar rápida e resumidamente as informações é muito mais importante do que o encadeamento reflexivo de conceitos e ideias. 

  • as tecnologias digitais tornaram a informação eficiente e popularizaram o acesso à produção e á comunicação de conteúdos socialmente significativos.

  • a informação e o conhecimento têm o mesmo valor, não havendo, entre eles, hierarquia quanto à sua qualidade e processos de produção e acumulação.