FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

 

O vulcanismo é responsável pela formação e deformação de diversas estruturas. Sobre a atuação das forças do magma e as formações resultantes do resfriamento de lavas e magmas é correto afirmar que:

 

( ) Os diques, os domos e os rifts são estruturas formadas pela ação dos agentes internos de formação do relevo, em razão das forças que alteram as feições da crosta terrestre. .

(  ) A formação dos rifts dá origem aos horts e grabens. Os horts são os corpos rochosos que se elevam e os grabens são aqueles que rebaixam durante o processo.

(  ) Em geral as linhas de vulcanismo ativo estão associadas aos eixos das zonas de rifts. Para estes casos as erupções geram novas crostas, que compensam o afastamento.

(  ) Os diques são formações de rochas metamórficas, que se apresentam como corpos intrusivos em rocha encaixante, sendo, portanto, sempre mais antigos que estas.

(  ) Os rifts são estruturas deformadas, que ocorrem com os dobramentos. São constituídas por anticlinais, ou seja, dobras côncavas, com inclinações simétricas.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:




  • VVVFF

  • FVVFF

  • VVFFV

  • FVFVF

  • FFVVV