FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

A ação dos agentes internos ou forças endógenas são responsáveis por mudanças históricas na configuração dos continentes. Esta teoria, denominada “Deriva dos Continentes”, foi elaborada por Alfred Wegener, que se apoiou em evidências geofísicas, geológicas, paleontológicas, paleoclimáticas e geodésicas para comprovar sua tese.


“A primeira ideia de translações continentais veio-me ao espírito em 1910. Ao considerar o mapa do globo, fui subitamente atingido pela concordância das costas do Atlântico, mas ao princípio não me detive, pois achava semelhantes translações inverosímeis. No Outono de 1911, tive conhecimento de conclusões paleontológicas que admitiam a existência de uma antiga ligação por terra entre o Brasil e a África. Isto levar-me-ia a fazer um exame prévio e sumário dos resultados relacionados com o problema das translações”. (in WEGENER, A., A Gênese dos continentes e dos oceanos. Teoria das Translações Continentais, 1912).

 

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e o texto de Wegener, leia atentamente as afirmativas abaixo. Posteriormente, some os números correspondentes às sentenças corretas e assinale a alternativa que a apresente:

 

(01) um dos fatores que mais dificultam a comprovação do movimento das placas tectônicas é a inexistência de registros fósseis de fauna ou flora comuns em diferentes continentes.

 (02) as pressões exercidas pelos movimentos convectivos do manto geram as perturbações geológicas que atingem a crosta, como os terremotos e o vulcanismo.

(04) o território brasileiro, por se localizar em uma região afastada das zonas de convergência ou afastamento das placas, apresenta relativa estabilidade tectônica.

(08) a área de expansão do assoalho oceânico do Atlântico correlaciona-se com a geração de montanhas, no caso, a Cordilheira Mesoatlântica.

(16) Já no século XX Wegener afirmava que evidências paleontológicas registravam uma antiga ligação territorial entre o continente sul-americano e o continente africano.

 

O resultado da soma referente às alternativas corretas é igual a:




  • 31

  • 14

  • 28

  • 30

  • 15