FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

 

As montanhas são mais do que acidentes geográficos na paisagem. Elas influenciam o clima dos lugares e das regiões, além de estarem intimamente ligadas à economia e à ocupação do espaço, entre outros. Leia as assertivas abaixo que tratam da origem das montanhas, e assinale a assertiva correta: 

 




  • As montanhas são formadas a partir de movimentos epirogênicos e as ações orogenéticas são modeladoras do relevo, pois tratam de trabalhos externos à crosta.

  • A maior parte das montanhas se origina de atividades endógenas que agem diretamente nos limites de placas litosféricas, podendo, por exemplo, dobrá-las. 

  • As montanhas produzidas por falhamentos em rochas sedimentares geram dissecação. Nesses casos a origem da montanha é o entulhamento de lagos ou mares fechados.

  • As montanhas podem ser originadas a partir da eliminação de cinzas para o exterior da crosta, por atividade vulcânica, quando se acumulam até formar aquele relevo. 

  • As montanhas produzidas por dissecação são resultantes da abrasão marinha sobre rochas vulcânicas que se desenvolvem nos mares, geralmente em forma de cordilheiras.