LITERATURA INFANTIL


A origem da clássica história de Dona Baratinha é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado “Histórias da Carochinha”.

A solução para o desfecho da Dona Baratinha de Figueiredo Pimentel é que a personagem decide que nunca mais vai se casar. Já em Ana Maria Machado, Dona Baratinha decide aproveitar a vida:

- Coitado do ratinho! Mas para mim foi uma sorte. Não podia dar certo um casamento com um noivo que gosta mais de feijão do que de mim. Melhor eu ficar sozinha e gastar meu dinheiro para me divertir. E assim fez (MACHADO, 1996, p. 57).

De acordo com a obra de Ana Maria Machado, é correto afirmar:

 

I. Na história, a moeda que encontrara reavivou uma ideia esquecida por certo tempo, pois assim, aquele dinheiro servir-lhe-ia de trunfo para convencer os seus pretendentes a casar-se com ela.

II. O texto também possui símbolos camuflados, como a própria baratinha, representa a feminilidade, a fragilidade da mulher; a moeda representa o dote que a noiva paga ao seu pretendente.

III. Na História de Ana Maria Machado temos uma desvalorização da personagem que, recriada segunda a imagem da mulher moderna dos anos 90, acaba aos olhos do leitor sendo vista como uma mulher fria e calculista.

 

São corretas as afirmativas:




  • III apenas.

  • I e III apenas.

  • I, II e III.

  • II apenas.

  • I e II apenas.