LITERATURA INFANTIL


Leia o poema a seguir:

 

LAZER

 

Existe um lugar onde termina o mundo e começa a fantasia. Rei ou rainha, pirata ou bailarina, com um pé no chão e outro no céu. É assim que se entra nessa terra.

Todas as crianças têm o direito de viajar para o país encantado que a sua fantasia fabricar.

Teatro, literatura, jogos, brincadeiras, circo, lazer.

Criança precisa deste espaço mágico para poder viver. É como se aí, nessa terra do tudo e do nada, o ar fosse mais leve e ela pudesse então se preparar para a vida.

Todas as crianças precisam de lazer. Criança não pode trabalhar de sol a sol, na rua. Criança tem que viver no mundo da lua.

Assim como a educação, o lazer é direito de toda criança.

 

(Roseana Murray, Criança é coisa séria.

Memórias Futuras/Amais Editora)

A partir de uma relação entre o poema de Roseana Murray e   as práticas de leitura, avalie as afirmativas abaixo:

 

I. A criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto já é uma forma de leitura.

II. As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas.

III. Comunicar práticas de leitura permite colocar as crianças no papel de “leitoras”, que podem relacionar a linguagem com os textos, os gêneros e os portadores sobre os quais eles se apresentam: livros, bilhetes, revistas, cartas, jornais etc.

 

 

São corretas as afirmativas:




  • I e II apenas.

  • I, II e III.

  • II e III apenas.

  • II apenas.

  • III apenas.