SISTEMAS DE PRODUÇÃO


Quanto maior o índice do Produto Interno Bruto de um país, maior é a sua atividade econômica. Isto porque o PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um local por um determinado período, então, um alto valor deste indicador é sinal de que a população está empregada e com dinheiro para comprar e movimentar a economia. Por sua vez, uma maior procura de bens e serviços, gera maior produção e este cenário, quando não interrompido por situações adversas, pode gerar um ciclo virtuoso.

Segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada:

“A pandemia do coronavírus produziu um choque inédito em magnitude sobre a economia como um todo e as contas públicas em particular. O setor público consolidado (SPC) registrou um deficit nominal de 13,7% do PIB em 2020, todo ele atribuível ao resultado do governo federal, já que para estados e municípios e empresas estatais o deficit nominal foi zero. Pela ótica de receitas e despesas, o deficit primário do governo central em 2020 foi de R$ 743,1 bilhões, ante R$ 95 bilhões em 2019.”

Disponível em:

https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2021/02/impactos-da-pandemia-sobre-os-resultados-recentes-das-contas-publicas

Acesso em: 02/08/2021

Considerando que os impactos dos resultados dos processos produtivos de uma nação se manifestam diretamente na sociedade, avalie as afirmações a seguir.

I – Uma produção sustentável e com uma operação eficiente, tem o potencial de proporcionar consumo a preços justos, ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida da população.

II – A eficiência operacional de um processo produtivo passa a ser importante quando a população é diretamente atingida com o não cumprimento das metas de produção. 

III – Eventos não planejados, como uma pandemia, causam maiores impactos em processos produtivos desestruturados operacionalmente, mesmo quando em organizações que vinham obtendo altos índices de eficácia produtiva.

É correto o que se firma em:




  • I e II, apenas.

  • I, apenas.

  • I, II e III.

  • II e III, apenas.

  • I e III, apenas.