CONTROLADORIA


Com relação à perspectiva de clientes, a segmentação de mercado é uma das vertentes para que a organização busque mais eficiência. Segmentar o mercado significa concentrar esforços de maneira deliberada a partes específicas do mesmo. A ideia de segmentação vem da noção de que não se consegue vender tudo para todo mundo, assim é necessário fazer escolhas de produtos / serviços e clientes.

Na mesma linha de raciocínio, demais autores mencionam que "segmentar o mercado é fazer um esforço para precisar o alvo." Assim sendo, dentre as alternativas, escolha a única que não representa uma das formas/níveis de segmentação de mercado:




  • O marketing coletivo, que pode ser definido como a presunção da preferência de um grupo de pessoas através de pesquisas de mercado e entrevistas em coletivo.

  • O marketing individual, que pode ser definido como a habilidade de preparar produtos de massa de acordo com as exigências de cada cliente.

  • Marketing de nicho, que serve para descobrir um grupo definido mais estritamente cujas necessidades estão sendo totalmente satisfeitas.

  • Marketing de segmento, que procura isolar alguns grupos amplos de clientes que têm necessidades e desejos semelhantes, mas não iguais.

  • Marketing de massa, que tem como foco a produção, a distribuição e a promoção de massa de um produto único, sem diferenciação, para todos os compradores.