SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
“Estima-se que doenças e acidentes do trabalho produzam a perda de 4% do PIB global a cada ano. No caso do Brasil, esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 300 bilhões, considerando o PIB de 2020”, afirmou Luís Fabiano de Assis, procurador do MPT e cientista de dados.
Entre as ocupações mais informadas nos registros estão: técnicos de enfermagem (9%), faxineiros (5%), auxiliares de escritório (3%), vigilantes (3%), vendedores de comércio varejista (3%) e alimentadores de linha de produção (3%).
Sobre essa temática analise as afirmações a seguir:
I A segurança no local de trabalho deveria se tornar uma das principais prioridades para organizações em todo o mundo. Como locais de trabalho seguros também são produtivos, os empregadores deveriam buscar novas maneiras de manter seus colaboradores seguros e saudáveis.
II Os funcionários apreciam ambientes de trabalho seguros, pois isso é um sinal de que seu empregador se preocupa com seu bem-estar. Portanto, os funcionários que se sentem seguros no trabalho também são mais leais a seus empregadores e permanecem mais tempo em suas organizações.
III As empresas que não investem em segurança no local de trabalho desenvolvem rapidamente uma reputação negativa, o que tem um grande impacto na imagem do empregador e nos esforços de atração de talentos. Além disso, os clientes, concorrentes e o público em geral muitas vezes consideram essas empresas como sem responsabilidade legal e social.
Está correto o que se afirma em: