SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO


TEXTO 1

 

No mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros — o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/brasil-e-2o-pais-do-g20-em-mortalidade-por-acidentes-no-trabalho.ghtml

 

TEXTO 2

 

 

 

Com base na temática estudada na disciplina SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO e nos textos apresentados acima, julgue as afirmações a seguir.

 

I- Nota-se que em 18 anos o número de acidentes de trabalho aumentou progressivamente, o que pode ser atribuído ao número de postos de trabalho criados no país.

 

II- Nota-se que embora o número de acidentes de trabalho tenha diminuído nos últimos 5 anos no Brasil, o número de mortes aumentou em relação ao quinquênio anterior.

 

III- Nota-se as políticas adotadas pela comunidade corporativa no que tange à preocupação com a Saúde e Segurança do Trabalhador  nos últimos dez anos têm contribuído para a diminuição tanto do número de acidente quanto de mortes no Brasil.

 

Assinale a alternativa correta.




  • Apenas a afirmação III está correta.

  • Apenas as afirmações II e III estão corretas. 

  • Apenas as afirmações I e II estão corretas.

  • Apenas a afirmação I está correta.

  • Apenas as afirmações I e III estão corretas.