FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO


Considere a seguinte situação hipotética: em 2005 o IPC, registrado pelo IBGE, foi de 372, em 2009 este mesmo índice estava em 280. Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista recebiam, em média, R$ 1.400,00 por mês em 2005. Em 2009 a remuneração média mensal desses trabalhadores continuava em R$ 1.400,00. É possível afirmar que as pessoas que trabalham nesse setor obtiveram aumentos ou perdas reais em seus salários? 




  • Por falta de dados no exercício, não é possível afirmar se os trabalhadores tiveram ganhos ou perdas.

  • Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram perdas reais em seus salários, uma vez que os seus vencimentos ficaram no mesmo patamar por seis anos.

  • Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram aumentos reais e seus salários, tendo em vista que o salário nominal permaneceu e a inflação caiu. O que significa que houve aumento do poder de compra dos referidos trabalhadores.

  • Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram aumentos reais e seus salários, mas de um valor tão pequeno que não é possível mensurar.

  • Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram perdas reais e seus salários, mas de um valor tão baixo que eles nem perceberam as perdas.