Considere a seguinte situação hipotética: em 2005 o IPC, registrado pelo IBGE, foi de 372, em 2009 este mesmo índice estava em 280. Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista recebiam, em média, R$ 1.400,00 por mês em 2005. Em 2009 a remuneração média mensal desses trabalhadores continuava em R$ 1.400,00. É possível afirmar que as pessoas que trabalham nesse setor obtiveram aumentos ou perdas reais em seus salários?
Por falta de dados no exercício, não é possível afirmar se os trabalhadores tiveram ganhos ou perdas.
Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram perdas reais em seus salários, uma vez que os seus vencimentos ficaram no mesmo patamar por seis anos.
Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram aumentos reais e seus salários, tendo em vista que o salário nominal permaneceu e a inflação caiu. O que significa que houve aumento do poder de compra dos referidos trabalhadores.
Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram aumentos reais e seus salários, mas de um valor tão pequeno que não é possível mensurar.
Os funcionários da linha de produção da indústria calçadista tiveram perdas reais e seus salários, mas de um valor tão baixo que eles nem perceberam as perdas.