PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II


Assinale a alternativa que apresenta a relação correta sobre as informações importantes ao S&OP:

 




  • Segundo os autores do texto base, um cuidado especial deve ser tomado em relação às estimativas dos parâmetros envolvidos nos cálculos do S&OP. Estipular o preço médio de uma família de produto não é tarefa difícil, visto que representará a média de um determinado grupo de produtos. Em contra partida determinar o preço de um produto individual pode ser uma tarefa  não trivial, visto que cada produto terá sua particularidade.

  • Planejar com olhar futuro traz o risco de perpetuar problemas que geram desvios, fazendo com que o planejamento não seja uma ação consciente. Desta forma a utilização de dados referente ao desempenho passado é primordial e as tendências atuais não devem ser consideradas.

  • Podem ser consideradas restrições internas importantes para o S&OP: limitações de matérias-primas, volume de terceirização de serviços e capacidade de distribuição.

  • As previsões podem ser consideradas a alma do processo, mesmo considerando que o mercado seja incerto. A realidade é que a previsão precisa ser apenas tão boa ou melhor que a dos concorrentes.

  • Planejar o longo prazo não é desejável. Em um país como o Brasil, pode-se afirmar que é inútil fazer o planejamento de longo prazo.