CONFORTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO


As estratégias construtivas de controle climático a serem adotadas nos projeto arquitetônicos têm por principal função adequar a arquitetura ao clima. Sobre essas estratégias, analise as afirmativas abaixo:

I - Na zona de resfriamento evaporativo e umidificação o edifício deve incorporar superfícies envidraçadas orientadas ao sol, aberturas reduzidas nas orientações menos favoráveis e proporções apropriadas de espaços exteriores para conseguir sol no inverno.
II - O uso da inércia térmica de uma edificação pode diminuir a amplitude da temperatura interior em relação à exterior, evitando picos. Ao se utilizar essa estratégia, o calor armazenado na estrutura térmica da edificação durante o dia é devolvido ao ambiente somente à noite, quando as temperaturas externas diminuem.
III - Se a temperatura do interior ultrapassar os 29? ou a umidade relativa for superior a 80%, o resfriamento convectivo pode melhorar a sensação térmica.
IV - Em regiões temperadas, onde a temperatura diurna é superior a 20?C, a ventilação noturna são é suficiente para o conforto, sendo necessários outros sistemas de resfriamento.

É CORRETO apenas o que se afirma em:




  • Apenas a sentença III é verdadeira.
  • Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
  • Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
  • Apenas a sentença II é falsa.
  • Apenas a sentença II é verdadeira.