BIOLOGIA EVOLUTIVA


Você sabia que nas populações animais e vegetais isoladas – como as que habitam as ilhas oceânicas – a competição é menos intensa? 

Ao deparar-se com os curiosos habitantes das ilhas Galápagos, em 1835, Charles Darwin constatou, com espanto, os resultados do seu isolamento. Galápagos é um laboratório a céu aberto. Sua fauna e flora serviram de base para Darwin desenvolver a teoria da evolução das espécies. Depois dele, o local recebeu reconhecimento internacional. Hoje, as expedições turísticas substituem em número as científicas, mas o feitiço das ilhas continua o mesmo. A fauna das Galápagos oferece provas muito mais evidentes do fenômeno evolutivo do que se pode encontrar na maior parte dos ambientes naturais, onde as inter-relações dos organismos são mais complexas. Quando ali aportou, Darwin apenas começava a meditar a respeito da origem das espécies. O que ele viu nas Galápagos facultou-lhe observações e conhecimentos indispensáveis à sua teoria.

As ilhas Galápagos, com um grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas preserva o habitat de espécies como iguanas, leão-marinho (VIDE Figura) e tartarugas-gigantes. Galápagos localiza-se no:




  • Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Norte e fazem parte do território do Equador.

  • Oceano Atlântico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.

  • Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.

  • Mar Mediterrâneo a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul e fazem parte do território do Equador.

  • Oceano Atlântico a cerca de mil quilômetros da costa da América do Norte e fazem parte do território do Equador.