BIOLOGIA EVOLUTIVA


Analise o texto e as afirmações abaixo e, em seguida, correlacione essas informações com os estudos do capítulo: As chaves da vida.

Biologia evolutiva

O processo de evolução é provavelmente a área mais polêmica dos estudos biológicos e entender a grande diversidade dos seres vivos e a origem da própria espécie é uma preocupação comum às pessoas, o que faz com que muitos tenham suas próprias ideias a respeito do assunto, ideias essas baseadas em convicções erradas sob o ponto de vista biológico. Com o termo evolução, entendemos o tipo de mudança para o qual comumente usamos a palavra desenvolvimento. A evolução orgânica corresponde ao desenvolvimento do organismo desde o ovo até a fase adulta (ontogênese), senectude e morte. Essa subdivisão da evolução trata das mudanças sofridas pelos seres vivos. A sucessão de etapas por que passaram os seres vivos, desde a instalação da vida na Terra, com os primeiros seres unicelulares, até a situação atual, com um imenso número de espécies e tipos já extintos, denominamos evolução das espécies.

I)  Com milênios de existência, a ideia de que um criador sobrenatural teria sido o responsável pela variedade de organismos espalhados pela Terra - o criacionismo - chegou ao paroxismo em 1802, quando o teólogo inglês William Paley escreveu a teoria do relojoeiro. Segundo ele, ao encontrar um relógio no chão, imediatamente pensaríamos que aquilo não era produzido por processos naturais, mas sim por um criador, assim como as espécies. Para muitos isso era argumento suficiente para explicar a criação.

II)  Dawkins (2009, p.310) escreveu em seu livro O maior espetáculo da Terra: o relógio molecular supõe que a evolução é verdade e que ocorre a um ritmo suficientemente constante através do tempo geológico para ser, ela própria, usada como um relógio, desde que seja possível calibrá-la usando fósseis, os quais, por sua vez, são calibrados com relógios radioativos.

III) Purves et al.(2005) afirmam que: entender a evolução biológica é importante porque as mudanças evolutivas estão ocorrendo ao nosso redor. Essas mudanças têm fortes implicações no bem-estar da humanidade. Nossas tentativas para controlar populações de espécies indesejáveis e aumentar as populações daquelas desejáveis, fazem do homem um agente poderoso no processo evolutivo. Como consequências desses esforços, às vezes surgem macroevolutivas entre organismos. Boa parte dessas mudanças é drástica.

Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.




  • Somente a afirmação III está correta.

  • As afirmações I, II e III estão corretas.

  • Somente as afirmações I e III estão corretas.

  • Somente as afirmações II e III estão corretas.

  • Somente as afirmações I e II estão corretas.