BIOLOGIA EVOLUTIVA


Imagine um livro, para compreendermos a história da vida na Terra, já que os acontecimentos separados que formam essa história, devem estar dispostos em sequência e relação corretas. Os registros impressos estão fortemente encadernados de modo que as páginas se seguem uma à outra, na sequência correta e fornecem ao leitor um relatório coerente e relacionado. Mas, no registro geológico, como podemos dizer qual é a página 1, a 2, a 3, e assim por diante? Futuyma (2003) afirma que muito antes de Darwin ter convencido o mundo científico da realidade da evolução, geólogos haviam estabelecido a cronologia relativa dos períodos geológicos, isto é, sua ordem cronológica, com base no princípio da superposição – rochas mais jovens são depositadas sobre rochas mais antigas.

Considerando o texto acima e os estudos sobre a evolução das espécies na disciplina: Biologia evolutiva, analise as afirmações abaixo:

I)  A biogeografia desempenhou um papel decisivo nas origens da teoria da evolução; por exemplo, parte da inspiração que levou Darwin à convicção da realidade da evolução veio de suas observações da distribuição de espécies semelhantes de aves e tartarugas nas Ilhas Galápagos e das semelhanças e diferenças entre os mamíferos fósseis e recentes da América do Sul.

II) Em uma escavação no Egito, paleontólogos encontraram o esqueleto quase completo de um animal semelhante a uma baleia, é hoje conhecido como Dorudon. Existente há 40 milhões de anos, ele possuía uma pelve separada, junto à extremidade da cauda, assim como pequenas e inúteis pernas.

III)Nas Galápagos, a ausência de outras espécies competidoras e a variedade de alimentos e habitats, permitiram aos tentilhões, originalmente comedoras de sementes, uma diversificação no tamanho, na forma do bico e no hábito alimentar.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:




  • I e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas.

  • I, apenas.