BIOLOGIA EVOLUTIVA


Galápagos é um laboratório a céu aberto. Sua fauna e flora serviram de base para Darwin desenvolver a teoria da evolução das espécies. Depois dele, o local recebeu reconhecimento internacional. Hoje, as expedições turísticas substituem em número as científicas, mas o feitiço das ilhas continua o mesmo. O arquipélago era um local de acesso caro, com infraestrutura hoteleira precária e frequentado principalmente por turistas excêntricos ou curiosos. É fácil entender o fascínio exercido por Galápagos. Ao chegar, basta olhar para cima, para os lados ou para o fundo do mar e o milagre da natureza explode diante de nossos olhos. Esse paraíso é formado por ilhas vulcânicas, sendo que a mais velha surgiu entre 5 milhões e 10 milhões de anos e as mais jovens, como Isabela e Fernandina, ainda estão em formação, com três vulcões ativos. A fauna das Galápagos oferece provas muito mais evidentes do fenômeno evolutivo do que se pode encontrar na maior parte dos ambientes naturais, onde as inter-relações dos organismos são mais complexas. Quando ali aportou, Darwin apenas começava a meditar a respeito da origem das espécies. O que ele viu nas Galápagos facultou-lhe observações e conhecimentos indispensáveis à sua teoria.

Considerando as informações acima e seus estudos sobre a evolução das espécies, avalie as afirmações a seguir.

I)   O cormorão possui 1 metro de comprimento. O cormorão-de-Galápagos é o maior pássaro entre as 29 espécies de cormorão e a única que não voa. Em compensação, suas asas atrofiadas fazem dele um excelente nadador.

II)  Vastas colônias de leões-marinhos podem ser vistas em diversas praias de Galápagos. Elas são controladas por um macho, que pode alcançar 2 metros e 360 kg. Agressivos, eles brigam com intrusos que se aproximam do bando. Por isso, são responsáveis pela principal estatística de acidentes nas ilhas.

III) O réptil mais interessante das ilhas é o cágado gigante, que lhes emprestou o nome (espanhol) galápago. Pastando em grupos, esses cágados podem alcançar 250 quilogramas de peso e 1,50m de comprimento.

Está correto o que se afirma em:




  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • I e II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • II, apenas.