BIOLOGIA EVOLUTIVA


Leia o texto a seguir.

[...] Desde a sua apresentação inicial em A origem das espécies (Darwin, 1859), a teoria darwinista da evolução sofreu diversas modificações. Apesar de tais mudanças, uma série de legados dos trabalhos de Darwin permanece central no pensamento evolutivo até hoje, tais como: (1) os argumentos convincentes sobre a realidade da transformação das espécies ao longo do tempo, ou seja, sobre a ideia de evolução que Darwin reuniu em seu livro; (2) a proposta da seleção natural como mecanismo da mudança evolutiva, cuja autoria ele compartilha com o naturalista Alfred Russel Wallace; e (3) a ideia de ancestralidade comum e, logo, a narrativa da evolução como um processo aberto, contingente, sem meta ou objetivo definido, que se mostrou uma das contribuições de Darwin de apreensão mais difícil. É esse último processo que Darwin representava por meio de uma árvore, sem qualquer tronco principal, em franca oposição à ideia de uma grande cadeia dos seres, que, remontando ao pensamento platônico e aristotélico, situava as coisas naturais em uma linha única de progresso, desde as coisas inanimadas mais simples até os animais mais complexos e perfeitos, culminando em nossa espécie. Após um período de controvérsias na década de 1860, Darwin e seus seguidores conseguiram convencer grande parte dos naturalistas contemporâneos de que diversas características dos seres vivos podem ser explicadas pela transformação das espécies por um processo de descendência com modificação. A partir da década de 1870, a ideia de evolução gozou, ao menos na comunidade científica, de grande aceitação. No caso da teoria da seleção natural, contudo, a história foi mais conturbada. Para muitos cientistas do final do século XIX, restavam dúvidas sobre o papel da seleção natural (BOWLER, 1983, 2003). Entre as décadas de 1890 e 1920, várias teorias evolucionistas explicitamente antidarwinistas, porque negavam o papel da seleção natural no processo evolutivo, foram populares entre os cientistas. Nesse período, a aceitação da teoria darwinista diminuiu tanto que o historiador da biologia Peter Bowler o denomina "eclipse do darwinismo" (mas cf. Largent, 2009). O darwinismo ressurgiu das cinzas, entretanto, com a síntese evolutiva dos anos 1930 e 1940, construída a partir de sua fusão com o mendelismo, na esteira de contribuições da genética de populações e dos estudos de naturalistas de campo. Desde a década de 1940, a teoria sintética da evolução tem sido dominante na biologia evolutiva. Mas, a partir dos anos 1980, ela tem sido também objeto de crescente debate [...].

Considerando o texto, a abordagem e os estudos sobre as evidências da evolução, julgue as asserções a seguir.

I)  A evolução por meio da seleção natural, a concepção fundamental de toda a obra de Charles Darwin, é uma teoria sobre a origem da adaptação, complexidade e diversidade dos seres na Terra.

II)  Para Darwin, as plantas surgiram da terra, e, subsequentemente, os animais. Os animais surgiram como órgãos e partes separados, que se juntavam ao acaso.

III) A seleção natural é um fenômeno admitido primeiramente por Lamarck, como uma consequência da luta pela vida, através do qual a natureza faria a seleção de alguns tipos, os mais adaptados às condições ambientais, que tenderiam à extinção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.




  • Somente as asserções I e III estão corretas.

  • Somente as asserções II e III estão corretas.

  • Somente a asserção I está correta.

  • Somente a asserção III está correta.

  • Somente as asserções I e II estão corretas.