ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


Nos estudos sobre o “Campo multiplicativo” vimos que: “Relacionadas a esse campo estão uma variedade de situações e problemas que envolvem o uso da multiplicação, da divisão ou de uma combinação entre elas e o conjunto de conceitos que permite analisar estas situações: frações, razões, proporções, probabilidade, múltiplos, divisores, quocientes, etc.” (GOMES 2012, p. 237, 238), nesse contexto, observe atentamente as seguintes afirmativas.

I) As operações de natureza multiplicativa, por sua vez, envolvem relações fixas entre quantidade, isto é, envolve quantidades que apresentam uma relação constante entre si. (PAVANELLO, 2004).

II) As situações desse campo estão representadas de diversos modos: por desenhos, equações, gráficos, tabelas. Assim como no campo aditivo, esse campo não se restringe aos anos iniciais do Ensino fundamental, estende-se por todos os domínios numéricos.

III) O campo multiplicativo possui, reconhecidamente, maior complexidade porque envolve regras operatórias mais sofisticadas que os conceitos de natureza aditiva, implicando uma mudança significativa no pensamento da criança.

Estão corretas as afirmativas contempladas em:




  • III apenas;

  • I apenas;

  • II e III apenas;

  • I e II apenas;

  • I, II e III;