ARTE E EDUCAÇÃO


Leia o texto a seguir com muita atenção:

O que tem acontecido com a música na escola? Observando as atividades musicais que são propostas na escola, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada. Essa linguagem, que é tão prazerosa não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão. O professor precisa reconhecer a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos. Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais.

 

Agora, analise as afirmativas abaixo e coloque CF para as afirmativas que CONFIRMAM o texto, CT para as que CONTRARIAM o texto e E para as que EXTRAPOLAM (não estão contidas no texto) o texto.

(     ) A música na escola  tem sido utilizada para condicionar a criança a certos comportamentos considerados adequados.

(     ) O professor, ao preparar o repertório musical para suas aulas, deve pensar nos gestos que deverão ser realizados pelas crianças, pois os movimentos ficam muito mais harmoniosos quando realizados corretamente por todas as crianças.

(     ) As canções do nosso folclore, que é tão rico, têm sido esquecidas nas escolas sendo substituídas pelas músicas que tocam nos programas de rádio e TV, que passaram a fazer parte do repertório utilizado nas salas de aula e nos intervalos de recreio.

(     ) A educação musical da criança na escola precisa oportunizar momentos de  exploração da música como linguagem, como meio de comunicação e expressão, de desenvolver a sensibilidade e o gosto pela música.

(     ) A música na escola deve ser utilizada para colaborar com a formação de hábitos e atitudes, tornando as crianças mais educadas e obedientes.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 




  • CF - E - CT - CF - CT

  • CF - CT - E - CT - CF

  • CF - CT - E - CF - CT

  • CT - CF - CT - E - CF 

  • E - CT - CT - CF - CF