ANÁLISE DO DISCURSO


Nos estudos da semântica da enunciação, os signos linguísticos são vistos como produto sócio-histórico, como forma de interação social realizada por meio de enunciações, ou seja, de acontecimentos ocorridos em uma sociedade ao longo de um tempo. “Dizer ou escrever” significam se posicionar diante de situações comunicativas.

O fato relatado a seguir exemplifica o que está posto anteriormente.

 

Um jornalista Y foi condenado por um colega X, porque disse, em um programa de televisão, que esse colega X “era um negro de alma branca.”

 

Para analisar a condenação, é preciso rever historicamente os fatos ligados a preconceitos e como isso tem modificados conforme as discussões na sociedade ampliam-se.

 

De acordo com suas leituras no que diz respeito à teoria da enunciação, considere o enunciado “negro de alma branca” e julgue as afirmativas a seguir.

I) Na época em que a sociedade brasileira era escravocrata (séc. XVI a XVIII), o enunciado “negro de alma branca” era utilizado sem que repercutisse de forma negativa para o interlocutor, isso demonstra que os enunciados estão ligados à enunciação, como defende a semântica da enunciação.

II) Os resquícios da cultura escravocrata brasileira perduraram no país durante muitos anos após a abolição e, nesse cenário, o preconceito à raça negra era algo naturalizado. Nesse tempo, o enunciado “negro de alma branca” era considerado, pelos brancos, como um elogio ao negro referenciado, uma vez que, nessa perspectiva, um negro que tinha a alma branca tinha uma alma

melhor do que os demais, pois ela era semelhante a de um branco.

III) A problemática do uso do enunciado “negro de alma branca”, pronunciado pelo jornalista Y, é um exemplo da relação intrínseca entre enunciado e enunciação, uma vez que a nossa sociedade contemporânea, diferente de outras épocas, cada vez mais, repudia o racismo e entende que é preciso combater o uso de expressões que naturalizam a discriminação, pois essa é uma forma eficiente de lutar contra ela.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.




  • II e III, apenas.

  •   III, apenas .

  •  I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • I e II