ANÁLISE DO DISCURSO


De acordo com os estudos linguísticos, inferir é  concluir,  deduzir, partindo de indícios, fatos ou raciocínios já conhecidos do leitor ou ouvinte.

A partir dessa definição, imagine a seguinte situação.

Um supervisor diz a seu subordinado que o seu relatório está mal elaborado, então solicita-lhe que o refaça. Apesar de o colaborador considerar o relatório bom, ele acaba omitindo sua opinião e, por meio de seu silêncio, acaba concordando com o chefe e refazendo o relatório.

Considerando que esse diálogo ocorre quando o país está enfrentando uma crise econômica com altos índices de desemprego, analise a situação comunicativa e todos os elementos linguísticos e extralinguísticos que ela envolve. Depois, analise as afirmativas a seguir e leve em consideração as inferências que são possíveis de serem realizadas.

I) É importante considerar os papéis sociais dos interlocutores, uma vez que ambos têm uma relação social hierarquizada. O diálogo realizado com um supervisor é muito diferente do diálogo realizado com um colega de trabalho, devido às questões de poder que envolvem.

 

II) A crise econômica do país e os altos índices de desemprego influenciam sobremaneira a conduta do empregado, uma vez que questionar o julgamento do chefe, em relação ao relatório, poderia desagradá-lo, colocando em risco o emprego do subordinado.

 

III) O silêncio do funcionário produz, como efeito de sentido, o seu consentimento em relação ao julgamento e à repressão de seu supervisor. Nesse caso, o ditado popular “quem cala consente” pode ser aplicado à situação.

IV) A situação de desemprego e os problemas econômicos ocorridos no país no momento da enunciação pouco contribuem com a cena enunciativa (situação imediata), uma vez que a situação comunicativa se restringe apenas aos interlocutores.

Assinale a alternativa que contém as inferências possíveis.




  • I, II, III e IV.

  •  I, apenas.

  •  I e II.

  • IV, apenas.

  • I, II e III.