FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


“A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos”. (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 – Coleção Leitura).

Considerando o exposto, marque a alternativa correta:

 




  • A Revolução Industrial possibilitou a mecanização da produção das mercadorias e aproximou os meios de produção dos trabalhadores, que passaram a compor grupos diversos.

  • O operário livre é aquele que sobreviver da força de seu trabalho, tendo o salário como o valor agregado ao serviço que presta ao dono dos meios de produção. O salário, entretanto, não é considerado por Marx como uma mercadoria.

  • Na produção artesanal, que era característica da Idade Média, o indivíduo tinha em sua própria casa os instrumentos de produção. Artesãos participavam de todo o processo produtivo e não eram apartados do resultado de seu trabalho.

  • É o proletariado que tem apenas sua força de trabalho, gera riquezas ao produzir bens e serviços. Conforme Marx, influenciado por Adam Smith, é o capital o motor produtor do lucro, e não o trabalho dos homens.

  • O trabalho é a única mercadoria capaz de criar valor por si mesmo. Em Marx, pode-se dizer que incorpora dois valores: o de uso e o de troca. Assim se pode pensar em relação a qualquer mercadoria (para o que serve - utilidade) e quanto custa (valor monetário. Para o sistema capitalista vale mais o valor de uso das mercadorias.