FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


Leia com atenção:

 

Texto 1: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não se encontram preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina. (...) No homem [diferentemente do que acontece entre os animais], as aptidões de todo o gênero que a vida social pressupõe são muito complexas para (...) materializarem-se sob a forma de predisposições orgânicas. Disso se depreende que elas não podem ser transmitidas de uma geração a outra por meio da hereditariedade. É pela educação que se faz a transmissão. (Durkheim [1922], 1978, p. 41)

 

Texto 2: O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever. HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

Os textos acima dizem respeito a um processo ao qual estamos todos sujeitos, uma vez que vivemos em sociedade. Trata-se do processo de socialização. Sobre ele, a partir do que determina Durkheim, escolha a alternativa correta:

 




  • Conforme mostra Durkheim, cabe às instituições sociais o papel de transmissão das normas de comportamento a serem interiorizadas pelo indivíduo.

  • Ideais que congregam os indivíduos pertencentes aos grupos sociais não precisam ser constantemente revigorados, conforme afirmava Durkheim.

  • O gostar de futebol indicado no texto dois não representa um fato social transmitido via processo de socialização.

  • Instituições sociais se valem de hierarquias e de coercitividade para exercer controle social sobre os indivíduos, que se curvam diante do que lhes é imposto.

  • As normas morais, de acordo com Durkheim, exercem uma força irresistível sobre os indivíduos, que as veem como desejáveis e cujo cumprimento se dá sem qualquer esforço.