FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já não são mais pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar de outras pessoas; são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que as fábricas produzem. A grande empresa depende do consumo de massa. Em um livre mercado, não há uma só grande empresa que não atenda aos desejos das massas. A própria essência da atividade empresarial capitalista é a de prover para o homem comum. Na qualidade de consumidor, o homem comum é o soberano que, ao comprar ou ao se abster de comprar, decide os rumos da atividade empresarial.” (MISES, L. Von. Fatos e mitos sobre a Revolução Industrial).

 

Estudando sobre a Revolução Industrial, constata-se que as mudanças promovidas pela revolução não tinham apenas um caráter econômico, mas também social, pois alterou a forma como as pessoas encaravam a acumulação de bens. Passou-se a produzir em maior escala, permitindo maior oferta de produtos e serviços. Neste sentido, assinale a alternativa correta:

 




  • A circulação de bens e serviços somente se mostra relevante quando as pessoas passam a ter poder aquisitivo suficiente para a compra de todos os bens produzidos.

  • A revolução industrial permitiu que o homem pudesse desenvolver uma noção de consumo de bens não relacionados à satisfação de necessidades básicas.

  • A maior industrialização de um país faz que com este seja considerado mais desenvolvido, já que a maior produção de bens aumenta a circulação de riquezas.

  • A manutenção do pensamento existente no antigo regime, durante a revolução industrial, permitiu que os indivíduos fossem estimulados a trabalhar mais.

  • Mesmo com a industrialização a maior parte dos países manteve a estratificação social existente antes da revolução industrial.