LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o trecho abaixo:

 

SETEMBRO

José Roberto Torero

 

“Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...” [...]

Fonte: Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.

A partir dos seus conhecimentos sobre as classes de palavras “artigo”, “numeral” e “pronome”, analise as afirmativas que seguem:

I. Em: “Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol.” Os termos destacados são, respectivamente, pronome demonstrativo e pronome possessivo.

II. Em: “Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro).” Os termos destacados são, respectivamente, pronome indefinido e pronome possessivo.

III. Em: “Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...[...]” O termo destacado é um pronome pessoal do caso oblíquo que retoma o nome da personagem Carmencita.

É correto o que se afirma em:   




  • II e III.

  • I e II.     

  • I e III.   

  • I, II e III.

  • Apenas em III.