TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Com o surgimento do movimento indígena organizado a partir da década de 1970, os povos indígenas do Brasil chegaram à conclusão de que era importante manter, aceitar e promover a denominação genérica de índio ou indígena, [...] principalmente, para demarcar a fronteira étnica e identitária entre eles, enquanto habitantes nativos e originários dessas terras. [...] A partir disso, o sentido pejorativo de índio foi sendo mudado para outro positivo de identidade multiétnica de todos os povos nativos do continente. (LUCIANO BANIWA. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. MEC/Museu Nacional, 2006, p. 30-31.

 

Ao ressignificar os termos índio ou indígena, alguns dos objetivos do movimento indígena podem ser identificados como:

 




  • A demarcação de fronteiras territoriais entre os povos originários dessas terras e povos oriundos de outros continentes.

  • A unificação de todos os povos numa mesma definição, para facilitar a compreensão de sua cultura e sua inserção na sociedade brasileira.

  • A união de esforços por uma luta em prol dos povos indígenas das florestas, diferenciandoos dos indígenas urbanizados.

  • O rompimento da visão equivocada sobre povos oriundos de outros continentes e sobre povos originários do atual território brasileiro.

  • A união, a articulação, a visibilidade e o fortalecimento de todos os povos originários do atual território brasileiro.