FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA


Acerca de Jean-Jacques Rousseau e da estruturação de sua teoria, é correto pontuar que:

 




  • Rousseau, bem como Locke, mantem a concepção de que os homens não possuem a propensão natural de se organizar socialmente, e que, no estado de natureza não cabe falar em guerra de todos contra todos. Mas, ao contrário do inglês, entende que os homens também eram felizes, em um estado de natureza. Para ele, a organização social e necessária para evitar desmandos, para evitar a aplicação equivocada das leis naturais.

  • Rousseau, comparado com os demais contratualistas, é um tanto quanto peculiar. Assim como os outros entende que o homem tem uma propensão natural a se organizar socialmente. Mas, além disso, entende que o homem era feliz no estado de natureza, antes da instituição da propriedade privada, e que o contrato social seria uma forma de legitimação da desigualdade entre os indivíduos.

  • Rousseau é um dos expoentes dentro dos pensadores contratualistas. Para ele, o homem que vive em estado de natureza é o mesmo homem que vive em sociedade. O estado de natureza seria muito mais do que uma situação primitiva, mas a desordem que se instaura quando o homem não é submetido a instituições políticas eficiente. Dessa forma, a constituição de um Estado é uma concessão dos indivíduos em nome do bem comum.

  • Rousseau, comparado com os demais contratualistas, é um tanto quanto peculiar. Assim como os outros entende que o homem não tem uma propensão natural a se organizar socialmente. Mas, além disso, entende que o homem era feliz no estado de natureza, antes da instituição da propriedade privada, e que o contrato social seria uma forma de legitimação da desigualdade entre os indivíduos.

  • Sendo Rousseau um retrato de seu tempo, era altamente tendencioso aos ideais revolucionários. Acreditava que, se insatisfeitos com o governo, poderiam os governados rebelar-se e instituir uma nova ordem social. Entretanto, a única forma de que isso acontecesse, seria por uma revolução das classes burguesas. Assim, é notável como seus ideais serviram de justificativa para a teoria do Darwinismo Social.