FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA


Para Bobbio existem três formas de identificar a passagem do estado de natureza para a vida em sociedade:


Há os que sustentam que a passagem do estado de natureza ao estado de sociedade é um fato histórico realmente ocorrido, isto é, estão dominados pelo problema antropológico da origem do homem civilizado; outros, pelo contrário, fazem do estado de natureza mera hipótese lógica, a fim de ressaltar a ideia racional ou jurídica do Estado, do Estado tal qual deve ser. [...] (BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. v.1. Brasília: Editora da UNB, 2001, p. 272).

 

A respeito da concepção de estado natural de Thomas Hobbes é correto afirmar que:

 

 




  • Não é um estado compreendido por Hobbes como intrínseco ao homem. Ele sai de um cenário natural e se encontra em meio a uma realidade árdua em que todos se opõem a todos.

  • É um desenvolvimento lógico, pois, considerando que o homem é um animal social, nada mais justo que sua propensão natural fosse a de se organizar em sociedade.

  • Defende um pacto legitimo, através do qual os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural, ganhem, em troca, a liberdade civil.

  • É uma condição em que os homens vivem em caos, uma guerra de todos contra todos, mas não é só o medo que leva o indivíduo a aceitar o pacto social, mas a esperança de uma vida melhor, atrelada à propriedade.

  • Dentre os contratualistas, se destaca por ponderar que o estado natural é uma condição de paz.