FILOSOFIA E SOCIOLOGIA POLÍTICA


John Stuart Mill viveu em momento extremamente conturbado na história da humanidade. Primeiro porque viveu no ápice da Revolução Industrial, que gerou diversos novos conflitos sociais. Presenciou, também, duas importantes conquistas no campo político: a constituição de um sistema de contestação pública e a ampliação das bases sociais do sistema político, baseado em uma institucionalização da oposição, cujo resultado mais notável é a constituição de um sistema de partidos eleitorais. A respeito de sua teoria, assinale a alternativa correta:

 




  • Para Mill, a moderação e o equilíbrio são características muitíssimo importantes em um governo. Isso se materializa em sua teoria da separação dos poderes. Trata-se da circunstância que exemplifica o poder contendo o poder.

  • Mill é grande defensor das instituições democráticas, sendo partidário da noção de que é a diversidade e o conflito que movem a sociedade, assim, em uma sociedade livre, é garantida a prevalência categórica de um ideal superior, sem disputas.

  • Para John Stuart Mill, os homens são os lobos uns dos outros em um estado de natureza, sendo necessária a predominância de instituições políticas eficientes, com valores restritivos.

  • A teoria de Mill circula, principalmente, em torno de uma ideia de restrição ao acesso às instituições democráticas à uma elite intelectualizada, chegando ao extremo de tecer elogios às instituições aristocráticas.

  • Mill é grande defensor das instituições democráticas, sendo partidário da noção de que é a diversidade e o conflito de projetos de mundo movem o progresso da sociedade, assim, em uma sociedade verdadeiramente livre, é garantida a oposição de ideias.