FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL


Leia o trecho seguinte:

A questão da Reforma agrária, na verdade, impunha problemas de difícil solução. As iniciativas do presidente não avançavam principalmente pelo artigo 141 da Constituição que previa pagamento prévio em dinheiro por desapropriações feitas no interesse público. Assim, enquanto as esquerdas defendiam o pagamento em títulos da dívida pública, os conservadores não aceitavam a alteração do artigo constitucional. Com a intransigência das partes, Goulart não encontrou condições políticas para enviar ao Congresso Nacional um projeto de reforma agrária. (FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil republicano: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe militar de 1964. Vol.3 Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.)

Após refletir sobre a leitura proposta, responda: O que pode ser apontado como o elemento que caracteriza a postura política do presidente João Goulart junto ao drama social vivido pelo homem do campo? Assinale a alternativa correta:




  • A elite fundiária brasileira pode contar, integralmente, com o apoio do governo na exclusão política dos pequenos produtores rurais e outras bases similares.                   

  • O governo impõe, a todo custo, a reforma agrária e os movimentos de socialização fundiária, desconsiderando, por completo, os anseios do grande proprietário rural.

  • Os trabalhadores rurais continuaram à margem dos direitos previdenciários, pois não haviam sido previstos recursos para implantação e financiamento dos benefícios.          

     

  •            

    Jango se posiciona favorável à bancada parlamentar que defende os interesses da elite agropecuária, se aliando aos grandes produtores e olvidando compromissos com o campesinato.

  • Os trabalhadores rurais puderam contar, graças aos esforços do governo, com amplos direitos previdenciários e com a promessa de que veriam, ainda no governo Jango, uma reforma agrária completa.