FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


No Brasil, a década de 1960 foi notadamente marcada pelos movimentos sociais, culturais e pelas lutas políticas de diferentes setores organizados da sociedade que buscavam desenvolver atividades de conscientização das classes populares. Nesse contexto, um novo tipo de artista, participante, ativista e revolucionário, começava a atuar junto a favelas, sindicatos, portas de fábrica, teatros, ruas e paróquias.

 

A respeito da cultura popular, considere as asserções a seguir.

 

A cultura popular tem um sentido de arte do povo, isto é, acentua-se na necessidade de pôr em evidência os saberes populares, mas possui também outra acepção: a de ser uma arte revolucionária, de conscientizar o povo para lutar pela transformação social.

PORQUE

A cultura popular não era apenas a cultura que vinha do povo, mas sim que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política. Nesse sentido, a cultura popular se apresenta como uma alternativa pedagógica de trabalho político que tem como ponto de partida e chegada os saberes e bens de cultura produzidos nas camadas marginais da sociedade.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.




  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

  • As duas asserções são proposições falsas.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.