FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Leia o fragmento da reportagem

Veja o que se sabe sobre a tragédia em Capitólio (MG)

 

Por que a rocha se desprendeu do cânion?

As rochas da parede do cânion em Capitólio (MG) possuem naturalmente diversas fraturas que favorecem os deslizamentos de blocos.

Segundo o geólogo do Instituto de Geociências da USP Cláudio Riccomini, as rochas que formam os cânions de Capitólio são essencialmente sedimentares, depositadas ao longo de milhares de anos em uma posição quase horizontal (o que explica o estrato rochoso em várias camadas que pode ser visto em fotos da região). Essas rochas posteriormente sofreram pressões e foram fraturadas.

Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/veja-o-que-se-sabe-181600791.html. Acesso em 17/02/2022.

 

No capítulo “Ação da água subterrânea em escavações rochosas”, você estudou o fluxo das águas nos maciços rochosos. De acordo com o fragmento da reportagem e o capítulo estudado, marque a alternativa correta:




  • A percolação da água nos maciços rochosos não está relacionada ao fluxo de água e à umidade livre, invisíveis nas descontinuidades.

  • O entendimento dos efeitos da água e sua pressão nas rochas, são importantes para a análise do comportamento de um maciço rochoso, já que podem levar a uma desestabilização dos maciços e ocasionar acidentes.

  • Os efeitos da água, não exerce pressão nas rochas e não são importantes para a análise do comportamento de um maciço rochoso, já que podem levar a uma desestabilização dos maciços e ocasionar acidentes.

     

     

  • O fluxo das águas nos maciços rochosos não prejudica a estabilidade, nem contribui para a degradação dos terrenos.

  • O entendimento dos efeitos da água e sua pressão nas rochas, não são importantes para a análise do comportamento de um maciço rochoso, já que a água não compromete o processo de estabilidade dos maciços.