FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

Leia atentamente o texto abaixo:

“Difícil imaginar tragédia mais dolorosa e, paradoxalmente, mais banal. Terremotos não passam de acomodamentos de placas tectônicas. É como se um gigante se espreguiçasse durante o sono, alheio ao desastre que está causando. Durante poucos e aterrorizantes segundos, eles destroem a ilusão humana de viver sobre terra firme.” (Adaptado de Veja, 25/08/1999.)

Agora, com base em nossos estudos sobre tectônica de placas (capítulo 4) e tremores de terras, leia as sentenças a seguir, e assinale aquela que estiver CORRETA:




  • As placas tectônicas se movimentam em velocidades distintas. Estima-se que a placa sul-americana se movimente a 4 cm/ano, para oeste. 

  • A escala Richter é a mais comumente utilizada para medir os efeitos dos abalos sísmicos. Essa escala vai de 100 a 1.000 graus. 

  • As regiões de contato entre as placas tectônicas são consideradas de elevada estabilidade, já que apresentam baixo índice de tremores. 

  • A movimentação das placas provoca abalos sísmicos, capazes de atingir apenas regiões muito próximas ao epicentro. 

  • A maioria dos vulcões que se encontram ativos estão localizados no centro de placas tectônicas, onde, invariavelmente, ocorrem tremores de terras.