LÍNGUA PORTUGUESA


Esta é uma variante ou apenas um aspecto sob o qual a língua é considerada. É o nível próprio da linguagem formal, em suas estruturas gramaticais apresentadas ou expostas nos livros de estudo sobre a língua, como as gramáticas, os dicionários, as obras dos escritores de renome ou de elevada qualidade intelectual. É o nível que identifica as chamadas pessoas cultas, dotadas de escolaridade elevada, detentoras de cursos universitários ou simples autodidatas de notório saber, quando escrevem ou quando falam. É o nível presente nos textos científicos, literários, didáticos, oficiais, jornalísticos, os quais são elaborados ou redigidos dentro das normas de correção conforme as regras ou normas estabelecidas pela “gramática”. Daí uma das denominações deste nível: norma padrão. (MAMEDE, 2017)

Sobre a Língua Padrão é correto o que se afirma em:




  • A língua, muitas vezes, chamada de língua materna, por ser, tradicionalmente, a mãe é a primeira a ensinar a criancinha a falar.

  • As palavras ou os termos empregados são adquiridos individualmente, conforme o grau de estudo e de leitura de seu usuário.              

  • A língua usada automaticamente, simultaneamente ao pensamento. Não é ensaiada, não é pensada anteriormente, não é planejada.

  • A língua articulada ou emitida com a naturalidade própria do falante, com seu linguajar decorrente de sua cultura, antropologicamente falando.

  • A  “Verdadeira” língua do homem, ser social. É por ela que ele se comunica e se interage na sociedade.