ARTE E EDUCAÇÃO


O primeiro passo da vivência da expressão cênica na educação infantil é a pantomima, que é uma forma de imitação espontânea, desinibidora, própria para crianças pequenas que vão poder se expressar sem o uso de falas, utilizando apenas a expressão facial e gestual.  O segundo passo: é o “faz de conta” (jogo simbólico); utilizando roupas, calçados, enfeites, ela vivencia situações do dia a dia “como se fosse o ...”. O que vai acontecer é imprevisível. O terceiro passo é o jogo projetado, no qual os alunos utilizam bonecos em dramatizações espontâneas, indicadas para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. As crianças não precisam decorar papéis; criam cenas e as representam com palavras e manipulações próprias.

A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que:

a. Didaticamente, a sequência que deve ser seguida pelo professor no desenvolvimento das atividades cênicas na educação infantil é: jogo projetado, pantomima, jogo simbólico ou faz de conta.
b. A expressão cênica na escola só pode ser organizada por professores com formação em teatro.
c. As atividades cênicas devem ser iniciadas com a pantomima, depois o jogo simbólico ou faz de conta e, por fim jogo projetado quando elas já sentem facilidade em manipular os fantoches.
d. O espaço apropriado para o desenvolvimento das atividades cênicas na escola deve ser um palco, pois é difícil desenvolver essas atividades em sala de aula.
e. O início das atividades cênicas na educação infantil deve ocorrer com o uso de fantoches, pois isso desinibe a criança.

 

A afirmativa correta está contida em: 





  • a

  • d

  • b

  • e

  • c