GEOLOGIA


Para responder à essa questão você deve se basear em seus estudos sobre formações geológicas, elementos de geotecnia e suas aplicações.

 

As estruturas geológicas que constituem o relevo brasileiro são bastante antigas, datando do Pré-Cambriano, Paleozoico e Mesozoico. Apresentam exceção as bacias que passaram por formação recente – Terciário e Quaternário -, como a do Pantanal Mato-Grossense. Com base nas formações geológicas e no relevo brasileiro, identifique as assertivas corretas:

 

1) O relevo brasileiro é marcado, sobretudo, por processos erosivos, sendo sempre remodelado. A condição de tropicalidade contribui, sobremaneira, na consolidação da erosão.

2) A mais nova e mais aceita classificação das feições do relevo brasileiro foi elaborada por Ross (1995) e apresenta três unidades básicas: planaltos, planícies e depressões.

3) O relevo brasileiro faz parte do conjunto das formas de relevo da América do Sul, onde as terras mais altas se encontram à leste, margeando o oceano Atlântico.

4) Segundo a classificação de Jurandyr Ross, planalto é uma área plana, de altitude indefinida, formada pelo acúmulo de sedimentos.

5) Por se situar sobre duas placas que se chocam, o Brasil apresenta um relevo definido por uma porção central elevada e duas porções rebaixadas, à leste e à oeste.

 

Pode-se afirmar que estão corretas as afirmativas:

 

 




  • 2 e 3.

  • 1 e 5

  • 4 e 5.

  • 3 e 4.

  • 1 e 2.