LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA
A canção “Maria, Maria”, criada por Milton Nascimento, na década de 1970, é considerada como uma das mais belas canções da música popular brasileira. Leia o fragmento a seguir:
Maria, Maria
Milton Nascimento
Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida [...]
(Fonte: https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/47431/)
Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise as expressões “Maria, Maria é” e “Mas é preciso ter”, que são usadas algumas vezes na canção.
Avalie as afirmativas a seguir:
1) Essas expressões se constituem como elementos de repetição, haja vista que contribuem para repetir a mesma informação no texto, isto é, de forma redundante, não possibilitando acréscimo de conteúdo semântico e literário à canção.
2) Os vários usos de “Maria, Maria é” permitem o texto progredir, haja vista que, como elemento de coesão, articulam diversas definições à musa inspiradora da canção (Maria).
3) Os vários usos de “Mas é preciso ter” atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, na medida que articulam diversas necessidades para quem traz a marca de ser como a musa inspiradora Maria.
4) Vemos que essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), isto é, são idênticas ou formadas pelos mesmos elementos sintáticos.
A alternativa que contém as afirmativas corretas é: