LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Leia o texto a seguir:

  

bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas e é constituída por vários elementos. Os divisores de água são cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia. Os fundos de vale são áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações. As sub-bacias caracterizam-se por serem bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal. As nascentes são o local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água. As áreas de descarga são lugares onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão. A recarga é o local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e, finalmente, os perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos são características da água subterrânea no espaço litológico.

 

(Fonte: Adaptado de InfoEscola, Bacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2015.)

  

Na sequenciação frástica, a progressão temática assume vital importância na sequenciação do texto. Nesse sentido, “o tema constitui o tópico, aquilo que é dado, conhecido, e o rema, o comentário, aquilo que se acrescenta ao tema, fazendo o texto progredir” (MARTINS, p.86). 

 

Baseando-se nesse estudo, analise as expressões “bacia hidrográfica”, “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos” no texto apresentado e avalie as afirmativas a seguir.

 

Assinale a única afirmativa CORRETA:

 




  • As expressões mostram um salto temático, configurando a omissão de um segmento intermediário da cadeia de progressão temática que é facilmente deduzível no contexto.

  • Por meio das expressões, percebemos uma progressão temática linear, pois o rema de um enunciado passa a ser tema do enunciado seguinte. O rema deste é tema do seguinte e assim sucessivamente.

  • As expressões possibilitam a progressão textual pelo desenvolvimento de partes de um rema subdividido.

  • Ao analisar essas expressões, percebemos que os temas são variados, ou seja, que são temas parciais que se derivam do hipertema “Bacia hidrográfica”. Esses temas parciais são partes do hipertema.

  • A expressão “bacia hidrográfica” é retomada pelas expressões “divisores de água”, “fundo de vale”, “sub-bacias”, “nascentes”, “áreas de descarga”, “recarga” e “perfis hidrogeoquímicos ou hidroquímicos”, assim vemos que para um mesmo tema são acrescentadas, em cada enunciado, novas informações remáticas.