LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


Leia o fragmento, a seguir, da canção “Pela luz dos olhos teus”, criada em 1977, e considerada como uma das mais belas letras da música popular brasileira:

 

 

Pela luz dos olhos teus

                           Tom Jobim

 

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar

 

Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar

 

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar

 

Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar

 

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar [...]

 

(Fonte: https://www.letras.mus.br/tom-jobim/73343/)

 

Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise as duas expressões “Meu amor, juro por Deus”, empregadas duas vezes na canção. Avalie as afirmativas a seguir:

 

1) Essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), pois têm a mesma ordem sintática.

 

2) Essas expressões atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, uma vez que chamam o interlocutor e estabelecem a ponte para palavras que explicitam diferentes percepções e/ou explicam necessidades do eu-lírico (locutor) acerca do encontro de olhares entre os dois.

 

3) Essas expressões se constituem como elementos de redundância, uma vez que contribuem para repetir a mesma informação no texto, isto é, não acrescenta conteúdo semântico e literário à canção.

 

4) A progressão textual, nesse texto, em grande parte, é possibilitada pelo uso dessas expressões, uma vez que elas articulam novas informações ao texto, em relação à forma como o locutor vivencia o olhar do interlocutor.

 

A alternativa que contém as afirmativas corretas é:




  • 1 e 2

  • 1, 2 e 4

  • 1, 2, 3 e 4

  • 3 e 4

  • 1, 2 e 3