LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA


No trecho a seguir, é possível perceber problemas relacionados à coesão, ou seja, a ligação entre as frases não é bem feita, devido ao alto grau de repetição de um mesmo termo. Observe:

 

No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda. Arraial D’Ajuda fica no litoral da Bahia. Em Arraial D’Ajuda, minha família e eu ficamos hospedados num condomínio, em frente ao “Eco Park”. O “Eco Park” é um parque aquático sensacional! As praias de Arraial D’Ajuda são muito lindas.

 

Leia as afirmativas a seguir e verifique quais apresentam soluções, do ponto de vista gramatical e da coerência, para evitar a repetição, fazendo com que o texto fique mais coeso e coerente.

 

I) Para evitar a repetição, poderíamos substituir “minha família e eu”, na terceira frase, por nós.

 

II) A expressão “Eco Park”, que aparece pela segunda vez, poderia ser substituída por o qual, sendo escrita da seguinte maneira: (...) em frente ao “Eco Park”, o qual é um parque aquático sensacional!”.

 

III) Para evitarmos a repetição de Arraial D’Ajuda, na segunda frase, poderíamos substituí-lo por este país.

 

IV) A primeira e a segunda frases podem ser transformadas em uma só, utilizando-se um elemento de ligação, como por exemplo: “No último verão, minha família e eu fomos passar as férias em Arraial D’Ajuda, que fica no litoral da Bahia.”.

 

V) A última frase pode ser reescrita da seguinte maneira: “As praias de  são muito lindas.

 

 

As afirmativas corretas estão contidas apenas em:

 




  • I, II, III, IV e V

  • I, II, IV e V

  • I, II e III

  • IV e V

  • I e II