LINGUÍSTICA TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA
Leia os dois textos a seguir:
Texto 1 – Fala
Eu gosto muito do bairro... moro nesse bairro há muito tempo. As ruas e as casas são antigas, mas gosto dessas ruas e casas mesmo assim. Todo mundo conversa um com o outro, trocam ideias, falam da vida... Também tem sempre vendedor oferecendo produtos. Eles tocam a campainha e mostram o produto. Não dá para sentir solidão, pois tem sempre alguém batendo em sua porta. Eles são muito presentes.
Texto 2 – Texto escrito
Eu gosto muito do bairro, pois moro nele há muito tempo. As ruas e as casas são antigas, mas gosto delas mesmo assim. Todos moradores conversam uns com os outros, socializam ideias, discorrem sobre a vida. Também, há sempre vendedores oferecendo produtos. Eles tocam a campainha e mostram o produto. Não há como sentir solidão, pois tem sempre alguém batendo em sua porta, e de forma muito presente.
Após analisar o texto 1 e texto 2, podemos usar como fundamentação para nossa análise, as seguintes afirmativas:
1. Na fala, há uma incidência de repetições lexicais para retomadas explícitas do referente.
2. A fala se ocupa muito acentuadamente de uma organização colaborativa com envolvimento interpessoal (falante e ouvinte) relacionado ao contexto discursivo e à relação direta com a referenciação situada, ou seja, nesse caso nem sempre há propriamente retomada dos mesmos referentes mas remissão a um contexto mais amplo.
3. A especificidade da progressão referencial na fala reside inclusive na estratégia, em que não há retomada nem remissão a alguma entidade representada por algum item antecedente específico, mas uma simples indução referencial, fundada em aspectos difusos da cotextualidade ou em processos cognitivos supondo partilhamento de conhecimentos entre os participantes.
Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas: