DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

(  ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.

(  ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.

(  )  A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.

(  ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.

(  ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.

Marque a sequência correta:




  • V, V, V, V, F

  • V, V, V, V, V

  • F, F, V, V, V

  • V, F, F, V, V

  • V, F, V, V, V