DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO


A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:

 

I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.

II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.

III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.

IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.

V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.

Marque a sequência de afirmativas corretas:




  • II, III, IV e V apenas

  • III, IV e V apenas

  • I, II, III, IV e V

  • I, II, e V apenas

  • I, II, III e IV apenas