DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
A inclusão escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental por a escola ser espaço de relações sociais promotores do fortalecimento das habilidades comportamentais, possibilitando o relacionamento com diferentes pessoas, promovendo a internalização de regras sociais em uma organização que prioriza a mediação como ação fundamental. Para planejar metodologias e práticas educativas que contribuam com o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos estudantes com TEA, é preciso:
I - Considerar as características relacionadas ao transtorno do espectro autista, em toda e qualquer intervenção e/ou mediação, uma vez que estas podem acometer o estudante em maior ou menor grau dependendo de suas características individuais.
II - Propor a organização da rotina diária, contemplando todas as situações e compromissos que envolvem aquele dia ou aquela semana, com uso de recursos como: imagens, gravuras, desenhos para representar a agenda.
III - Conhecer e compreender algumas das características e comportamentos do estudante e ter em mente que estes podem estar ou não presentes a depender do caso e podem também variar em intensidade.
IV - Considerar as características individuais do estudante e a condição do quadro de TEA, ou seja, conhecer as características, as habilidades, os ritmos e os tempos de aprendizagem do estudante.
V - Observar suas habilidades e as dificuldades relacionadas ao comportamento, interação social e comunicação.
Marque a sequência de afirmativas corretas: